15/01/2022 - Dicas
Investir no mercado imobiliário é uma excelente alternativa, tendo em vista que esse segmento é bastante valorizado no Brasil e oferece excelentes possibilidades de fornecer lucros em médio e longo prazos. No entanto, para que isso efetivamente aconteça, conhecer algumas dicas para não errar na hora de comprar um imóvel é essencial.
Listamos 5 delas aqui, confira:
1. Avalie bem a localização
O primeiro passo para não errar na hora de comprar um imóvel é avaliar muito bem a localização da casa ou do apartamento. Muitos profissionais consideram este o fator mais importante na hora da escolha e, definitivamente, eles têm razões para isso, tendo em vista que o bairro e até a rua podem influenciar bastante na qualidade de vida.
Também é recomendável analisar se prefere uma zona central ou uma região mais afastada, que tenha um condomínio mais próximo da natureza. Morar perto do centro é perfeito para quem não quer perder tempo no trânsito, mas viver em áreas residenciais pode ser melhor para quem gosta de tranquilidade ou tem filhos pequenos.
2. Verifique a documentação
Verificar se a documentação da unidade está em dia é outra das melhores dicas para não errar na hora de comprar um imóvel. É preciso verificar no cartório, pelo menos, se a matrícula e o registro estão adequados, além de conferir se quem está vendendo é efetivamente o dono.
Lembre-se também de checar se as contas estão em dia, como o IPTU, a taxa de condomínio e os serviços básicos, pois o novo proprietário precisa arcar com esses custos caso exista alguma pendência. Se você quer ter mais garantias quanto a esse ponto, fazer a transação com um bom corretor ou uma imobiliária que cuide dessa parte com responsabilidade é a melhor escolha.
3. Considere seu estilo de vida
Não dá para comprar um imóvel sem levar em conta o seu estilo de vida, afinal, cada bairro e cidade têm as suas peculiaridades e características. É muito importante, por exemplo, verificar se o lugar escolhido para viver atende às necessidades e se pode cumprir com o que seu cônjuge e seus filhos esperam.
Além disso, caso você tenha ou deseje ter pets, você não pode deixar de ver se o local permite animais e se tem espaço suficiente para todos viverem em harmonia.
4. Veja o potencial de valorização
Avaliar o potencial de valorização é outra das mais importantes dicas para não errar na hora de comprar um imóvel. Mesmo que você esteja fazendo essa aquisição para o seu uso pessoal e não tenha a intenção de vender em curto ou médio prazo, sempre é muito bom saber que o seu investimento está sendo bem-feito.
Dê preferência para bairros que estejam recebendo melhorias ou novos empreendimentos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada. A construção de shoppings e a instalação de estações de metrô, por exemplo, sempre elevam os preços das propriedades na região adjacente.
5. Procure um Profissional para lhe auxiliar
Faça parceria com um profissional para lhe auxiliar, tornar este processo menos complicado e ter ainda mais segurança em todas as etapas da aquisição. Lembrando que o Corretor de Imóveis é o único profissional, autorizado por Lei, a realizar transações imobiliárias.
Ao seguir essas dicas, você pode fazer uma aquisição muito mais inteligente, garantindo que o seu dinheiro seja bem empregado e a certeza de ter feito o melhor para você e sua família!